Geografia do território de Almeida

Geografia do território de Almeida: território, fauna e flora

Geografia do território de Almeida

Em publicações anteriores já falamos da história e localização do concelho, mas esta última foi feita de forma muito breve. Assim sendo, neste post falaremos em mais detalhes sobre as suas características mais importantes da geografia do território de Almeida.

Almeida faz parte do distrito de Guarda e localiza-se na Região do Centro e sub-região Beira Interior Norte. Relativamente a sua geologia, o seu território é grande parte plano sendo atravessado na sua vertical pelo Rio Côa. Este rio nasce na Serra da Mesas e é um dos poucos rios que efetua um percurso na direcção Sul – Norte.

A sua área abrange 518 Km², com um total de 16 fregu20esias e 7.242 habitantes. Nos seus limites encontraremos o município de Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal, Guarda, Pinhel e a Espanha.

Como mencionamos em publicações anteriores a vila é conhecida pela fortaleza com forma de estrela.

Fauna e Flora

Em relação à fauna, encontramos espécies como coelhos, patos, codornizes, javalis, lebres, perdizes e rolas. No que diz respeito Flora, existe uma zona mais ao Sul, com uma área continua de carvalho negral. Esta está constituída com aproximadamente 1.032 hectares em bom estado de conservação. Aqui poderá encontrar diversas espécies de habitats naturais e com grande valor florístico.